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Projeto de Uniformização: Barbearia Cartola

Mais um  projeto de uniformização que se transformou em um Case de Sucesso.

 

A empresa 

Conhecida por ser fiel a tradição de épocas antigas, a Barbearia Cartola, opera em duas cidades por meio de suas unidades em Vinhedo e em Campinas. Uma legítima barbearia à moda antiga, com serviços clássicos de barba, cabelo e bigode.

Famosa por sua temática dos anos 40 e 50 como música, comportamento, pin up e hot rods, a Barbearia Cartola foi projetada para um ambiente totalmente masculino, um lugar tradicional que os homens se reúnem no final do dia para jogar conversa fora, ouvir uma boa música e tomar uma dose de uísque ou aquela cerveja gelada.

Segundo o Sócio Fundador Fábio Caldeira, a barbearia é um negócio de milênios. “O serviço na cadeira não mudou muito, são laminas e tesouras utilizadas á séculos para se fazer barba, cabelo e bigode. O diferencial da Barbearia Cartola é no entorno da cadeira. Vimos nos homens uma necessidade de um espaço masculinizado, uma sala de estar masculina, onde eles pudessem ter acesso ao serviço  clássico, sem frescuras e grandes invenções, mas que a recepção e a espera tivessem um diferencial. No nosso caso o cliente ganha uma cerveja de cortesia“.

O processo de barba é clássico! Um mix de óleos e hidrantes aplicados em conjunto com a famosa toalha quente amolecem os pelos e auxiliam a lamina a deslizar na pele. Sem dizer da clássica espuma, que por sua espessura densa, transforma um simples barbear em uma experiência fantástica.

O Cenário

Os primeiros uniformes desenvolvidos representavam exatamente as necessidades dos empresários. As cores, tecidos, modelagens e aplicações de logotipo eram exatamente aquilo que se havia negociado. Era portanto a necessidade do cliente ter um uniforme exatamente igual ao que já existia!

No breenfing inicial de conhecimento das necessidades, algumas questões foram levantadas sem ao menos ter-se a percepção de que estas questões eram primordiais para a realização das tarefas dos colaboradores.  Propriedades como conforto térmico, durabilidade, aparência e funcionalidade haviam sido desconsideradas e de alguma forma precisava ser abordada no projeto de uniformização.

Existiam necessidades relacionadas as execuções das tarefas e outras que reputamos ainda mais urgentes, as relacionadas ao caráter motivacional dos uniformes, e isto precisava ser dito aos empresários.

O Projeto

O Primeiro contato foi feito de forma a apresentar a proposta comercial para reposição dos uniformes já utilizados pelo cliente. A sugestão de consultoria aconteceu de forma natural, assim como acontece no dia a dia de nossos consultores, especialistas em conhecer as necessidades dos clientes em relação aos uniformes. Logo evidenciou-se que somente repor os uniformes já utilizados não era exatamente a necessidade do cliente, que citava características como “melhorar o conforto”, a aparência e a repelência à pelos, como sendo importantes e aceitáveis para um novo uniforme.

O desafio estava lançado! As necessidades já haviam sido identificadas, restava agora encontrar a equação ideal entre o conforto das fibras naturais, à resistência ao desbote, amarrotamento e repelência de sujeiras das fibras sintéticas, sem deixar de pensar na aparência dos novos uniformes.

O primeiro passo foi encontrar o tecido ideal. Para que ele tivesse todas as características desejadas pelo cliente, sugerimos a utilização de gramaturas menores, que naturalmente conferem conforto para os uniformes, com aplicação mista de fibras naturais e sintéticas, que são perfeitas para atribuir sofisticação, boa aparência, durabilidade razoável e facilidade na limpeza. A gramatura sugerida foi de 120 gr/m² com composição 50% PES e 50% CO, e com isso as questões de conforto, amarrotamento e facilidade na limpeza haviam sido resolvidas.

Restava a não menos importante aparência dos uniformes, e para isto algumas opções foram apresentadas para o cliente, conforme ilustração abaixo:

Uniformes Customizados

As Camisas sociais foram consideradas, desde as mais tradicionais, passando pela sofisticação dos detalhes, pelos coletes operacionais, até chegar no modelo tido como ideal pelo cliente. E para garantir que o cliente havia escolhido a melhor opção, fora apresentado ainda as amostras físicas de cada modelo escolhido. Desta forma estava garantida a satisfação do cliente e o nosso sucesso.

Fábio afirma que “a atenção e preocupação que recebemos da iDW Uniformes em entender para que e como seriam utilizados nossos uniformes e quais aplicações e melhorias poderiam ser feitas,  foi o grande diferencial”.

Eu gostaria de parabenizar a equipe iDW Uniformes e agradecer a Barbearia Cartola pela confiança dispensadas ao nosso trabalho.

E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja ver em nosso próximo post e compartilhe conosco. E caso ele tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo que precise de dicas para melhorar o uniforme de sua empresa.

Até o próximo post.

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